Crise dos 3 meses
- MARCELA MOREIRA
- 23 de set. de 2022
- 2 min de leitura

OLÁ PESSOAL,
Hoje iremos trazer um pouco do aleitamento aos 3 meses de vida e temida crise desta fase e que muitas vezes podem gerar medo e insegurança.
O aleitamento humano exclusivo é recomendado até os 6 meses de vida e a principal fonte de alimentação até os 12 meses. E amamentar um bebê não é linear, assim como criar uma criança exige muito aprendizado e adaptação às necessidades do desenvolvimento da criança.
A amamentação dos bebês mais velhos pode regressar à AMAMENTAÇÃO INTENSIVA dos primeiros dias de vida do bebê e isso ocorre para ajustar a produção de leite das suas mamães às suas necessidades, e muitas vezes é nomeada como saltos de desenvolvimento e picos de crescimento. Geralmente, os saltos e picos ocorrem entre 2, 3 e 6 semanas e novamente aos 3 meses de vida.
Aos 3 meses de vida, eles passam a se distrair facilmente com as atividades e voltam facilmente à mamada. Geralmente, as mães ficam preocupadas se o volume mamado é suficiente para o crescimento e o desenvolvimento da sua criança.
Neste momento, podemos sofrer grande influência para o desmame precoce com a introdução de complementos ou adesão de bicos artificiais. Esta mudança nas mamadas podem causar insegurança em manter o aleitamento exclusivo até os 6 meses de vida, especialmente por que retornar as mamadas intensas levam a privação de sono, exaustão há uma rotina que já estava se organizando.
Geralmente os bebês realizam as mamadas com melhor qualidade no período da noite. Como estratégia para incentivar a amamentação, encorajamos os lactantes a amamentarem em um local escuro com menos distração. E atenção! Essa fase é temporária.
Mesmo com distrações durante a mamada, o livre acesso a amamentação, favorece que a criança obtenha todo o leite necessário, seja mamando frequentemente ou por tempos mais prolongados. Logo a amamentação voltará a tranquilidade!
Te convido para nosso grupo de apoio gratuito (Parentalidade consciente), lá abordamos esses e mais temas da criação de filhos com um espaço de muito acolhimento, empatia e informação.
O link para o grupo está no destaque dos story @marcelamoreiraenfermeira.
Abraço,
Marcela Moreira
Enfermeira Neonatal e Pediátrica
Consultora Internacional de Lactação IBCLC
Comments